sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DESMENTIMOS BOATOS QUE CIRCULAM PELA WEB: Nasa confirma catástrofe no Brasil e faz alerta para últimos dias?

Nasa confirma catástrofe no Brasil e faz alerta para últimos dias? Esta informação está circulando pela internet em vários sites, no Facebook e também no WhatsApp. Segundo o texto, "cientistas alertam que uma futura erupção do instável Vulcão Cumpre Veja em La Palma (uma ilha das Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas) iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano".
Ainda de acordo com o texto, "esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros (...) causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas".
Claro que está informação repercutiu e viralizou na internet.  Para continuar a escrever este post, resolvi pesquisar mais sobre a possibilidade de tsunamis no Brasil. E encontrei um artigo muito interessante no site 'Brasil Escola',  que diz que é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil, haja vista que o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no interior geográfico de uma placa tectônica. 
Existe uma possibilidade de tsunami no Brasil? Sim, ainda que muito remota. Pois teria que ocorrer uma erupção do vulcão "Cumbre Vieja". E, nesse caso, de acordo com artigo do Me. Rodolfo Alves Pena, essa erupção teria que ser forte a ponto de danificar grave e abruptamente a ilha em que o vulcão se encontra. E ainda lançar mais de 500 toneladas de terra no Oceano Atlântico, que provocaria fortes ondas atingindo outros lugares, entre eles, o Brasil. Porém muitos geólogos e oceanógrafos que acreditam nessa possibilidade de tsunami, alertam que os efeitos no Brasil seriam muito pequenos em razão da grande distância do vulcão.
Leia também:

Conclusão: Tendo em vista que a Nasa não confirmou nenhuma catástrofe no Brasil e também não fez nenhum alerta para últimos dias. Baseado em todas as informações de uma fonte confiável, que diz que é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil. Podemos dizer que está história é BOATO.
Fonte: Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário