quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mosca-branca dá sinais de um novo ataque aos cajueiros da região



Uma praga bastante temida na agricultura começa a assustar novamente os produtores rurais. A mosca-branca, que foi responsável por matar centenas de cajueiros no começo do ano, dá sinais de que está voltando. No projeto de assentamento Boa Fé, algumas árvores já foram comprometidas.

O produtor Francisco Carneiro disse que todos os agricultores que plantam cajueiro tiveram perda no início do ano devido à praga. "Eu planto em seis hectares, são mil pés de caju. No começo do ano devo ter perdido uns 200 pés. Mas teve gente aqui que perdeu metade de um lote bem rapidinho", informa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura, Francisco Gomes, disse que a mosca-branca começou a se manifestar em várias comunidades rurais. "Ela avança em épocas de seca. Somente com chuva e pulverização é que se pode combater. Mas para pulverizar sai muito caro para o agricultor que não tem condições de fretar um trator para fazer esse trabalho. De forma manual é quase impossível dar conta", disse.

A produção foi bastante comprometida na última ação da praga. "Teve gente que perdeu 70% da plantação. Quando as chuvas chegaram não deu mais tempo", informa o presidente do sindicato.

Francisco Carneiro conta que já tem companheiros perdendo boa parte das árvores e vendendo a madeira que resta para ser usada como lenha. "Só estamos esperando 30% da safra para este ano. Isso não dá nem para pagar a mão de obra. As pessoas estão abandonando a produção de caju e buscando outras atividades para não passar fome", exemplifica.

O produtor disse que ainda tentou fazer a pulverização de algumas árvores, mas abandonou porque teve um problema no manuseio do veneno que atingiu seus braços e causou graves ferimentos.

A apicultura também poderá sofrer as consequências com o provável ataque da praga. A criação de abelhas produtoras de mel, geralmente, fica próximo aos pomares de caju e se a planta não produz flores, não tem como as abelhas se alimentarem. Além disso, ainda há o uso de inseticidas para combater a mosca-branca que prejudica a qualidade do mel.

PRAGA

A ação da mosca-branca deixa as folhas brancas com uma espécie de mofo. Além de sugar a seiva da planta, produz uma camada de cera intensa na planta complicando a sua cura.

A mosca-branca coloniza a parte debaixo da folha e produz uma substância açucarada que proporciona o desenvolvimento de um fungo fitopatogênico conhecido como "fumagina". Este fungo também contribui para a mortalidade do cajueiro, pois tanto a mosca-branca quanto o fungo não permitem que a planta faça a fotossíntese e não tenha energia suficiente para produzir suas flores e frutos. Sua ação é tão forte que chega a matar uma árvore inteira.


Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário