quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Estrada do Arenito se estende da divisa CE/RN até os municípios de Apodi e de Severiano Melo será construída.

Na última sexta-feira o projeto de extensão Imagens do Semiárido (desenvolvido por docentes dos Departamentos de Ciências Ambientais e Tecnológicas e Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais) visitou o trecho onde será construída o que estamos denominando de Estrada do Arenito, já que nessa região a água do manancial Arenito-Açu está a uma profundidade de cerca de apenas 100 m, enquanto que em grande parte da Chapada do Apodi, a mesma água chega a necessitar de até 1000 m de perfuração.

 Foto:Estrada do Arenito

A Estrada do Arenito inicia-se, pelo lado do vizinho Estado do Ceará, no Distrito de Olho D'água da Bica, Taboleiro do Norte - conhecida como a Terra do Caminhoneiro. Nesse sentido passa pelas comunidades de São Bento, Assentamento Groelândia, Campos Novos e Campos Velhos indo até a divisa CE/RN entre os municípios de Apodi e Severiano Melo.

Foto:Estrada do Arenito 

A partir da divisa CE/RN há uma bifurcação no sentido Apodi e no sentido Severiano Melo. Os principais produtos transportados atualmente por esta via são: água mineral com destino ao Vale do Jaguaribe produzida por duas indústrias localizadas no município de Apodi e uma indústria  localizada na Comunidade de São Bento, cal e derivados da indústria do calcário produzidos na Chapada do Apodi e polpa de fruta, principalmente caju, já que o município de Severiano Melo é destaque na produção de caju anão precoce de sequeiro. O trecho de responsabilidade do Ceará tem pelo menos 60 anos que os representantes políticos da região assumem o compromisso de implantar a pavimentação asfáltica.

 
Foto: Estrada do Arenito como via de transporte da Água Mineral Cristalina de Apodi

Na visita que fizemos em toda a extensão da Estrada do Arenito conversamos com o Sr. Francisco Feitoza, ex-vaqueiro e que chegou à região há 60 anos. Segundo ele, na época em que chegou à Comunidade de Campos Velhos já se falava na construção da Estrada. Na próxima semana o projeto visitará os trechos que se estende da divisa CE/RN até os municípios de Apodi e de Severiano Melo.
Fonte: Site do Josivan Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário