terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MORADORES DA COMUNIDADE DO NOVO ORIENTE EM SEVERIANO MELO SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA.

Associação Comunitária do Novo Oriente - Severiano Melo/RN
 Na comunidade de Novo Oriente em Severiano Melo, a Associação Comunitária responsável pelo abastecimento de água vem causando certos transtornos a população daquele lugar. A poucos dias recebemos o comunicado de que a bomba do poço havia “queimado”, pois bem, tal fato é real. Mas este problema foi sanado pelo senhor “Zé Biá” morador da comunidade que sempre vem fazendo o possível para ajudar, no instante em que soube este fato o mesmo se propôs a fazer a doação de uma bomba nova, e fez tal ato de generosidade. Em relação à Associação Comunitária do Novo Oriente, o que nos foi repassado pelos moradores foi o seguinte;

- Quando a gestão passada (Prefeito Silvestre Monteiro) abandonou o pagamento de água da comunidade, viu-se a necessidade de criar uma associação comunitária, o que foi feito, e por votação pelos 123 membros foi eleito presidenta a senhora Gisele e como tesoureiro o Senhor William Biá, enfim estes já não são mais os membros que comandam tal associação, sendo que ano passado a mesma foi entregue aos novos membros Edmar de Freitas (Tesoureiro) e Maciel Ferreira (Presidente), pois bem pelo que nos foi repassado eles receberam o comando da associação com 5 mil reais em caixa, uma quantia razoável, mas desde de que assumirá a mesma eles sempre reclamar por pequenos problemas, e pedem mais dinheiro a comunidade, alguns moradores ficam se perguntando para onde vai o dinheiro da mensalidade dos 123 membros que é pago por eles? Em resumo a tudo isto, queremos dizer que na ultima reunião que houve neste domingo (19/01/2014), Alguns membros saíram da reunião indignados com as palavras do senhor presidente da associação, pois ele chegou a xingar os membros com palavrões, após estes membros se negarem a pagar a bomba que foi doada, o que de fato é certo, pois se a bomba foi doada para que os membros da associação pagarem por ela? Além disto, os membros voltaram contra o aumento da taxa da mensalidade para 40 reais, alegando que havia pessoas que não poderia pagar tal quantia, o que de fato é certo também, pois todos sabemos que na comunidade existem muitas pessoas carentes.  No fim da reunião o senhor presidente ainda falou para os sócios; - Amanhã vou desligar o poço então, já que vocês não querem pagar! E aconteceu, na manhã de hoje o poço foi desligado, segundo informações de alguns moradores da comunidade. Isto é um abuso, e os moradores clamar por ajuda! Destacamos ainda o inconformismo por parte dos membros da associação por causa de altos valores ditos gastos pelo presidente em viagens.
Imagem Ilustrativa da Bomba Nova
Nota do blog: Em conversa com alguns membros eles dizem que queria que a associação de lá fosse tão organizada como a do Sítio Floresta, que além de manter e melhorar o abastecimento de água da comunidade vem trazendo muitos benefícios para a infraestrutura.

Postado por Redação do Sítio Floresta.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Leonardo,
    O presidente da associação só pode tomar uma decisão dessa natureza se for acatada e aprovada em assembléia, no caso de aumento da mensalidade é decisão de todos, em desligar o poço também, e no tocante as despesas por ele apresentadas, a assembléia pode questionar, além disso é obrigatório existir o conselho fiscal que também tem poderes. Se atos dessa natureza ocorreram, é verificar no estatuto e destituir a diretoria, existe determinado número de membros (associados) que podem convocar uma assembléia extraordinária e destituir a diretoria, elegendo outra. O que precisa ser feito é pegar cópia do estatuto e busca interpretação para o mesmo. No que precisar estou a disposição para ajudar.
    Elano Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Elano a situação da Associação do novo Oriente é crítica, estive hoje em conversa com alguns membros, em média unas 15 pessoas, uma quantia pouca mais favorável. As reuniões basicamente são só discussões, uma vez em que o presidente e o tesoureiro só querem ser os donos da razão , a cada nova reunião o número de membros presentes é menor. Dos 123 associados, nesta reunião apenas 79 estiveram presentes, e em sua maioria foram contra o aumento da mensalidade, e houve uma revolta por parte dos "lideres" da associação que querem um aumento ainda neste mês para 40 reais e para 50 no mês de junho do corrente ano. Fiquei indignado com tal situação e com certos boatos que lá ouvi. Agora dei um conselho a todos, procurem fiscalização adequada e pessoas com maior capacidade intelectual para tal ato. Eu resolvi ficar de fora porque não sou membro, publiquei esta matéria que mim foi enviada por 7 membros e veja a repercussão que deu, pessoas da família dos "lideres" da associação ficaram revoltados e optaram e mim chamar de mentiroso pela matéria publicada. No mais só tenho a agradecer seu comentário, isto será repassado ao membros da associação, e na próxima reunião vou estar pressente e vou gravar. um forte abraço meu amigo!

    ResponderExcluir